É feio. Mas quero um!

15:42 / Publicada por Brasão de Armas /


Esta semana tive a oportunidade de testar o novo Honda Insight, o novo herdeiro de um legado híbrido do construtor japonês que já tem mais de 10 anos. O Insight foi o primeiro híbrido da marca, lançado em 1999, e portanto acho justo dizer que estamos perante o Mk 2 deste modelo.

Quando entrei dentro do carro, levava comigo aquela ideia fixa de que não gosto de híbridos. As caixas automáticas, os Start Stop, os leds, luzes e flashes que o mostrador de bordo nos mostra nunca me convenceram. Até entrar no Insight.

Simplicidade, volúpia, importância. Adjectivos que eu uso sem problema para classificar um carro simples, bonito aos olhos, silencioso e estupidamente rápido. Nas acelarações consegue ser quase tão rapido como o Puma (mas não o bate, claro). Gasta pouco mais de 4 litros aos 100km (quase tanto como um Smart Diesel) e é ultra silencioso e confortável. Além disso, tem espaço para tudo e mais alguma coisa. Ainda assim não se pense que é um foguete. Quando se vai carregado e se precisa de velocidade não há bateria que aguente. Imaginemos este Insight como um bonito iPhone, mas que quando queremos fazer uma chamada de urgência se transforma num Motorola nojento que nem rede detecta... Enfim, não se pode ter tudo. Especialmente por este preço (que falo mais abaixo).

Ao contrário do Civic Hybrid (que foi descontinuado), este Insight não tem as baterias debaixo dos bancos, pelo que podem ser rebatidos (em vez disso, estão na mala, onde costumamos encontrar o pneu suplente). O preço anda abaixo dos 20 mil euros. Com retomas ou abates o preço desce para os 17/16 mil euros, dependendo do stand. 16 MIL EUROS! Por um híbrido! É um preço muito, muito competitivo mesmo. Parabéns à Honda pelo forte empenho que tem tido em oferecer uma gama híbrida para a maioria da população.

O único problema que encontrei neste carro é ser feio, sobretudo na traseira. A frente é fabulosa, muito hi-tech. Já a traseira é tipicamente japonesa, ou seja, um atropelo visual, o que é uma pena. Se ao menos pudessemos combinar a frente do Insight com a traseira do Prius (da Toyota)... Isso é que era! Ainda assim o Insight acaba por ter tantas vantagens e coisas boas que nem me preocupo com isso.

Veja-se por exemplo o fabuloso indicador que nos mostra o tipo de condução que estamos a fazer. Azul para condução "gastadora" e verde para condução "eco". Que giro! (Excepto quando avariar!)

A propósito, os problemas do sistema IMA que davam cabo da cabeça aos donos dos Civic de 2006 (com um enervante Start Stop) já estão resolvidos, pelo menos segundo a marca.

Para mim, este é o hibrido mais interessante do mercado. Um Must Drive para quem gosta destas coisas tecnológicas.

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